• Marcelo Cardinal

Making Of: Sarah & Noah

Oi Pessoal!


Resolvi mostrar um resumo (bem resumido) do processo de criação do livro Sarah & Noah, meu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso na graduação.


Tudo foi planejado e executado juntamente com minha amiga Karol Correia, então o primeiro desafio foi encontrar um traço intermediário entre o meu trabalho e o dela:


Fizemos diversos estudos de traços e estruturas diferentes para os personagens até chegarmos em um resultado que agradasse os dois lados.

Esboços em turnaround da personagem Maya, que eventualmente se tornaria Sarah no projeto final.

Durante o planejamento do enredo, foram desenvolvidos esboços extremamente simplificados para nos auxiliar no planejamento da narrativa visual, algo próximo de um storyboard:


Partindo para um estudo colorido, procuramos na psicologia das cores uma solução de paleta que refletisse nossos objetivos para o projeto, trazer os sentimentos e sensações necessárias para que a narrativa visual fosse efetiva.


Alguns elementos que queríamos intensificar no livro através das cores eram: magia, mistério, medo, e ao mesmo tempo os sentimentos de confiança e lealdade.


Além de livros sobre psicologia das cores, estudamos algumas paletas de obras como: Stranger Things (seriado), Gravity Falls (desenho animado), Ori and the Blind Forest (game) e Kubo e as cordas mágicas (filme) para ter uma paleta realmente efetiva.

“As cores influenciam o ser humano e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem. As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância.”

- Modesto Farina, Psicodinâmica Das Cores Em Comunicação.



Com a estrutura dos personagens, enredo e cores definidas, chegou a hora da execução do projeto, segue abaixo algumas artes desenvolvidas:


O livro tem um total de 28 páginas, impresso em Couché fosco (150g) capa dura e a impressão ficou por conta do Trio Studio ( lá do Rio! ) .



Obrigado por ler o post até o final.

Espero que tenham gostado desta publicação e que este Making Of tenha te inspirado!


Nos vemos no próximo post! ;)

  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2019 by Marcelo Cardinal